14 octubre 2009

Seleccion Brasileira de Wushu






Seleção Brasileira rumo ao Mundial de Wushu
A Delegação Brasileira de Wushu embarca para o Canadá no próximo dia 20 de outubro para representar o Brasil no 10º Campeonato Mundial de Wushu, a realizar-se na cidade de Toronto entre os dias 24 a 29 de outubro.  A equipe contará com a participação de oito atletas na modalidade sanshou, três reservas e dez em taolu.
Para compor a equipe do Brasil de taolu (movimentos coreografados com mãos e armas chinesas) e sanshou (combate), os atletas passaram por criteriosa avaliação física, disciplinar, médica e técnica. Só após esse processo foram selecionados os melhores atletas do Brasil, na atualidade, para representar o país neste evento Mundial. A preparação começou em fevereiro deste ano e no mês de maio os atletas disputaram do Sulamericano de Wushu realizado em Vina Del Mar, Chile que também serviu de preparação e avaliação dos atletas.
O time da CBKW – Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu -, conta com diversos profissionais trabalhando em prol do crescimento e da qualidade do wushu no Brasil. A Delegação será chefiada pelo Mestre Nereu Graballos e pelo Prof. Marcus Vinícius F. Alves. Além disso, integrarão a comissão técnica os professores Paulo Sakanaka, João Ferreira e João Guedes, diretores técnicos de Taolu Internos, Taolu Modernos e Sanshou, respectivamente.
Para o Mundial do Canadá já estão confirmados 85 países participantes e aproximadamente 1500 atletas, os melhores de seus países.  Para o Presidente Interino CBKW e professor, Marcus Vinicius Alves, a meta é conseguir colocar pelo menos quatro atletas do taolu entre os oito melhores e conquistar mais uma medalha de ouro para o Brasil. “Levando em conta que o Brasil só tem dois campeões mundiais: o atleta Jaimes Ayres em 1991 e Eduardo Fujihira, Fuji, em 2001”, recorda.
“O nosso time está muito bem preparado, estou sendo otimista, mas ao mesmo tempo tenho os pés no chão, pois conheço bem o nível do evento”, declara.
Outros Mundiais
A Seleção Brasileira de Wushu da CBKW participou de todos os torneios Mundiais realizados até hoje pela IWUF – Federação Internacional de Wushu, sediada em Beijing, China.
A última competição da equipe brasileira em um mundial foi em Beijing, China, em outubro de 2007. Para o Presidente Interino da CBKW, esta participação foi bastante positiva. “Voltamos somente com duas medalhas, mas devido a quantidade de atletas e o nível do evento considero uma boa participação. Vários lutadores ficaram com o 5° lugar e alguns atletas de taolu obtiveram notas muito boas, acima de 9”, declara.
Agradecimentos
A CBKW deixa registrado o apoio da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras, do Ministério do Esporte (através do Programa Bolsa Atleta), da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, da Clínica VITA que segundo seu presidente foram fundamentais para a boa preparação e composição da seleção brasileira.







ADRIANO LOURENÇO, 22 anos, Nanquan, Nangun e Nandao.
Entre os 12 melhores do Mundo em 2007, Campeão Pan-americano, Campeão Sulamericano, participa pela segunda vez do Campeonato Mundial de Wushu.
Treina com a supervisão do seu Técnico Thomaz Chan Hon Kit, e de fisioterapeutas e preparadores físicos da Confederação.
“Agradeço ao Programa “Bolsa Atleta” do Ministério dos Esportes, a toda a diretoria e aos técnicos da Federação Paulista e de Confederação Brasileira”.


ALEX RODRIGUES, 22 anos, Jianshu e Qiangshu.
Campeão Nacional da categoria, Bicampeão Sulamericano, vice Campeão Panamericano.
“Quero melhorar meu desempenho em relação ao último Mundial, não apenas como meta pessoal, mas também para elevar o parâmetro do wushu no Brasil internacionalmente. Participo do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Essa bolsa supre algumas necessidade do atleta e isso é bom, mas precisamos melhorar a divulgação do esporte, para ampliar nossos recursos. Temos muita garra e daremos muitas alegrias pro nosso país. É só questão de tempo e muito treino”


DAIANA K. LIN, 20 anos, Taijiquan e Taijijian.
Participou de campeonatos nacionais e internacionais; pela segunda vez Campeã Sulamericana.
Atualmente a atleta conta com apoio do Programa do Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes e Federação e Confederação Brasileira de Wushu.
 “Estou, pela primeira vez, participando de um campeonato Mundial. Estou encarando este campeonato como uma experiência nova e boa. Darei o melhor de mim, estou me preparando muito e espero poder representar bem o Brasil”


LUIZ CARLOS, 29 anos, Changquan e Daoshu.
Participou de Campeonatos Nacionais e Internacionais, sendo o atual Campeão Brasileiro de Changquan e Daoshu e 3º lugar em Daoshu no Sul-americano de 2009.
“Eu creio que um atleta para chegar ao alto rendimento tenha que efetuar uma preparação adequada, incluindo as partes física, técnica e mental; ou seja, deve abrir mão de algumas coisas para poder atingir o seu melhor desempenho.Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho. Agradeço ao Programa do Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, a toda a diretoria e aos técnicos da Federação e Confederação, à minha família e a meu técnico.”


MARCELO YAMADA, 23 anos, Nanquan, Nangun e Nandao
Participou do mundial de Beijing 2007, Campeão Nacional, Bicampeão Sulamericano, Campeão Panamericano,

“Acredito que o Wushu esteja em grande ascensão no país, devido ao trabalho de todas as pessoas envolvidas com o esporte. Tenho certeza de que os frutos serão colhidos brevemente e todos estarão fazendo parte dessa história.
Agradeço ao apoio do professor Thomaz Chan, à Confederação, às Federações, aos Patrocinadores e Apoiadores e a todos os atletas. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele possa ser realizado".


MARGARETH MIDORI, 29 anos, Nanquan e Nandao.

Participou de Campeonatos Nacionais e Internacionais, sendo atual Campeã Sulamericano de Nanquan e Nandao e Vicecampeã em Nanquan e Nandao no Panamericano de 2008.
Atualmente a atleta conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Wushu.
"Só é possível que a vitória seja alcançada através de muita dedicação, persistência e superação.”


MATEUS CAITANO, 27 anos, Naquan, Nangun e Nandao.
Participou de Campeonatos Nacionais e Internacionais sendo atual Campeão Brasileiro de Nangun e Nandao e Vice Campeão sulamericano de Nandao.
Atualmente o atleta conta com apoio do Programa do Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes e Federação e Confederação Brasileira de Wushu.
“Mais do que competição: ensinar, lutar, respeitar e aprender. São critérios básicos do Wushu, detalhes que perpetuam meus conhecimentos, para que eu possa fazer minha parte e desenvolver o wushu no Brasil ¨


ROQUE NETO, 25 anos, Taijiquan e Taijijian.
Entre os 10 melhores do Mundo, Campeão Pan-americano, Bi-Campeão Sulamericano. Roque participa pela segunda vez do Campeonato Mundial de Wushu. Para sua preparação, treina em média 5 horas por dia, e conta com a supervisão do seu Técnico Thomaz Chan Hon Kit, e de fisioterapeutas e preparadores físicos. Desde 2007 toma parte no trabalho de desenvolvimento do Kungfu/Wushu realizado pela CBKW, e espera em 2009 melhorar sua colocação no Mundial.
 “É um grande prazer fazer parte desse trabalho, e espero em Deus que os resultados no Campeonato Mundial sejam proporcionais aos meus esforços nos treinos e aos da CBKW em desenvolver o Wushu no Brasil”, confia o atleta, que é patrocinado pelo Laboratório Neo Química.


SAMARA SAMPAIO, 19 anos, Changquan e Daoshu.
Tri Campeã Brasilera, Bicampeã Sulamericana e Campeã Panamericana.
“Treino wushu há cinco anos e meio, cinco vezes por semana, no mínimo três horas por dia. Acredito que um dos meus diferenciais como atleta seja a minha preparação física, que é feita no Studio MF personal, em Brasília, o qual usa comigo o exclusivo método MF de treino que busca a melhora do atleta tanto por dentro, como por fora. Ir para esse Mundial é o começo da realização de um grande sonho, e espero poder trazer bons resultados para o Brasil.
Atualmente tenho o apoio do Programa Bolsa Atleta, da Confederação Brasileira de Kung fu Wushu e do Studio MF Personal.



TANIA SAKANAKA, 31 anos, Taijiquan e Taijijian.
Bicampeã Panamericana de Taijijian (2006/2008), Campeã Panamericana de Taijiquan (2006), Vice campeã Sulamericana de Taijijian (2009). Treina sob a supervisão dos professores Xu Wei Jun, Li Yan Jun e Li Qiao Ling.
Praticante de taijiquan desde 1996, desde 2004 vem acompanhando o processo de desenvolvimento estrutural da CBKW, participando de competições pela seleção.
“O apoio da CBKW, da FPKF, do CEAMC- Unicamp e do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte tem sido essencial para o meu trabalho como atleta. Tento treinar focando na obtenção de resultados, e espero que para este Campeonato Mundial eu possa produzir algo bom.”






FABIO FLEURY, 16 anos, Changquan.
Participou de campeonatos internacionais pela primeira vez este ano. Foi 3º lugar nos Campeonatos Brasileiro e Sulamericano de 2009.
Sendo o atleta mais novo do time, Fábio participará do Campeonato Mundial como reserva e agradece as suas conquistas à Academia Malhart, à Clinica Salute de Nutrição Esportiva, ao irmão (e também atleta) André Fleury, à atleta Juliana Del Lama, além de todos da Seleção Brasileira.
 “Você tem que saber quando é a sua hora e quando é a sua hora de se matar nos treinos. Caso não saiba, você pode se machucar tanto fisicamente quanto psicologicamente.”


JULIANA DEL LAMA, 20 anos, Jianshu e Qiangshu.

Atual campeã brasileira e sul-americana, Juliana conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta, do Ministério dos Esportes. Além disso, faz acompanhamento nutricional na Clínica Salute e preparação física na Academia Malhart.

"A oportunidade de integrar a Seleção Brasileira de Wushu neste Campeonato Mundial tem sido um grande aprendizado, em especial a respeito da preparação necessária para um atleta, da condição de integrante de um grupo e da percepção do cenário mundial do esporte."


MAXIMILIAN JOKITI, 24 anos, Changquan e Jianshu.
Atual Campeão Brasileiro em Jianshu opcional e Vice Campeão Sulamericano em Changquan opcional.
“Acredito que, atualmente, o Wushu é um esporte que ainda está em desenvolvimento no Brasil. Nos últimos anos, houve grande melhora na infra-estrutura e no preparo dos atletas. É uma grande satisfação poder participar de tudo isso”.



WELLINGTON AQUINO,  22 anos, Nanquan, Nandao e Nangun.
Campeão Brasileiro de 2008 Nandao.
Teve a sua estréia na seleção brasileira em 2009 , quando foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul Americano de Kungfu-Wushu ( Viña del Mar/Chile ), obteve terceira colocação na única categoria que competiu, Nandao (facão do sul) opcional. Conta com o apoio da bolsa atleta, Imobiliária Venturi e Azul linhas aéreas.
“Acredito que o Brasil tenha grandes chances para conquistar ótimas posições na categoria taolu, as expectativas são melhores do que para o último mundial (Beijing 2007). Procuro melhorar cada dia mais como atleta, se hoje estou progredindo , devo tudo a meu diretor técnico Hermes por ter me dado apoio quando precisei, ao João Ferreira e ao Thomaz Chan por terem me orientado quando foi a hora”





JERONIMO MARANA, 20 anos, 56 kg.

Campeão brasileiro e sul-americano da categoria.
Atualmente o atleta conta com o apoio do Grupo Nossa Senhora de Fátima, Multclor e Naja Extreme.
“O Brasil é um país que aprecia as artes marciais. Veja quantas crianças brincam de luta! Podemos fazer muitos campeões mundiais! Não acredito que isso seja uma questão de ser o melhor ou não, pois isso implica aceitar que temos limitações a superar. É uma questão de saber quem é você, pois, na medida em que se aprofunda no conhecimento de si mesmo, você descobre que as limitações não existem.”



ANTONIO CARLOS, 35anos, 65 kg.
Representou o Brasil no Kung Fu King 2006, Hexa  Campeão Brasileiro, Bicampeão Pan-americano, Tricampeão Sulamericano,  participou dos  Mundiais de Hanoi/Vietnã-2005 e Beijim/China-2007.  
O atleta conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Wushu.
“É uma grande honra fazer parte deste grupo. Estou feliz por estar mais uma vez representando o meu país e o Sanshou Brasileiro. Quero transformar todas as minhas dificuldades em perseverança e força para alcançar a vitória. Temos a oportunidade de mudar a história do nosso esporte no Brasil! A CBKW tem trabalhado muito para preparar este grupo de atletas, toda comissão envolvida de profissionais não mede esforços para esta mudança... Espero e desejo fazer minha parte como atleta: Verás que um filho teu não foge à luta”.


FABIANO BISPO, 75kg
O atleta conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Wushu.
“É uma grande honra poder representar o Brasil em um grande evento como o Mundial.”


ADGERFERSON SILVA, 85kg
 O atleta conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, da Federação do Acre e Confederação Brasileira de Wushu.
“É uma grande honra poder representar o Brasil em um grande evento como o Mundial. Espero fazer o meu melhor para o país”.


EDSON SILVA, -90kg
O atleta conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Wushu.
É uma grande honra poder representar o Brasil em um grande evento como o Mundial”.


EMERSON ALMEIDA, 30 anos,  +90kg
Hepta Campeão Brasileiro; Bicampeão Sulamericano; Bi Campeão Panamericano; Duas vezes terceiro colocado em Mundiais (Vietnã e China); 3°colocado no 2008 Wushu Tournament durante os jogos o Olímpicos; Vice-Campeão e terceiro colocado em Copas do mundo de Sanshou; Campeão da Categoria 85kg do Kungfu King 2008
“ Eu vou pro Canadá com um sonho a realizar”


ANA FATIA, 25anos, 52kg.
Terceiro lugar no último Mundial (Beijing/2007), terceiro lugar na “Copa do Mundo” de Sanshou em Harbin-China, Campeã Panamericana em 2008, Campeã Sulamericana em 2009 e Vice em 2007, Tetra Campeã Brasileira (2002 a 2005, sanshou e taolu), e Octa Campeã Paulista (2002 a 2009, sanshou e taolu). Conta com o apoio da escola de Idiomas CNA e da Fiorella Pizzaria
“A maioria das pessoas tem vontade de vencer; poucos tem vontade de se preparar para vencer.”
.


ARIANA PAULA ORTEGA, 31 anos, 56 Kg
5ª Colocada no 9th World Wushu Championships 2007 e no Wushu Tournament Beijing 2008, medalha de bronze no 4th Sanshou World Cup – China 2008.
Prepara-se com até três sessões de treino por dia, sob supervisão do fisioterapeuta Prof. Nivaldo Baldo e dos professores Enrique Ortega, Marcus Vinícius e equipe CBKW.
Agradece o apoio da Equipe CBKW, Physio Sport, Dr. Carlos Moriyama e Programa Bolsa Atleta - Ministério do Esporte.
“Espero em 2009 superar os resultados anteriores, colocando em prática a experiência adquirida nos últimos eventos internacionais.
Nos períodos de competição gosto de ler o Salmo 144:1-2 "Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio."



A Federação Pernambucana, deseja a todos um grande sucesso.”
Fabio Lopes
A Federação de Manaus deseja a todos os atletas que nos representarão: retidão, paciência, persistência, garra. Muita sorte e que Deus nosso Pai todo poderoso, possa estar com todos vocês em todos os momentos. Vocês devem se lembrar de que o princípio fundamental da nossa arte é a prática da humildade e do respeito ao próximo. De resto, é só fazer o que vocês já vêm fazendo, ou seja, se guardar e se preparar para mais este evento. Que o espírito guerreiro que nós brasileiros temos esteja sempre com cada um. Boa Sorte a Todos.”
Shifu Ari Galvão
A Federação Alagoana, deseja a todos os atletas que representarão nosso país no Mundial do Canadá um excelente campeonato, com bons resultados e conquistas. Boa viagem e boa sorte a todos da delegação”
Flávio Silva - Vice-Presidente

A Federação de Goiás sabe que todos os atletas selecionados para representar o Brasil no Mundial estão bem preparados e que farão o melhor possível. Desejo a todos boa sorte. Sucesso a toda a Seleção.”
João B. Soares - Presidente
A Federação Paulista deseja a todos os atletas uma ótima viagem. Sabemos que todos estão treinando firme, com objetivo e certamente estão bem preparados para representar o Brasil neste evento”
Diretoria FPKF
Outras informações:
Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu:
www.cbkw.org.br
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu:
Marina Lana de Carvalho – cbkwushu@gmail.com
(11) 8218 4955
Presidente Interino da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu:
Marcus Vinicius F. Alves - mavifea@gmail.com
(19) 3255 2053  / 8167 2495
Academia Sino-Brasileira de Kung Fu – Matriz:
Mestre Thomaz Hon Kit Chan - Diretor Técnico da Seleção Brasileira de Taolu
Rua João Moura, 288 - Pinheiros - São Paulo - SP
Tel: (11) 3062-0916
http://www.sinobrasileira.org

No hay comentarios:

Publicar un comentario